Reposição Hormonal (TRH)

Realizamos Terapia de Reposição Hormonal para pacientes com indicação médica.

Você sabia que um cansaço que não passa nunca, estresse e falta de libido podem ser sinais de que a taxa de hormônios do corpo está desregulada? Isso vale para homens e mulheres e o diagnóstico precisa ser feito por um médico.

Outros sintomas que podem estar ligados à queda na produção de hormônios são: queda de cabelo,  aparecimento de acne na fase adulta, dificuldade de concentração, muita vontade ou dificuldade de urinar… Todos esses sintomas precisam ser analisados cuidadosamente e a reposição hormonal, caso indicada, precisa ser feita com acompanhamento médico.

Aqui na Longevidade Personalizada seus sintomas são levados em consideração para a definição da necessidade ou não de reposição hormonal. Além dos seus sintomas, seus anseios, pensamentos e objetivos, são sempre levados em consideração a fim de lhe proporcionar um tratamento personalizado e exclusivo.

SOBRE O TRATAMENTO

A Terapia de Reposição Hormonal geralmente é indicada para mulheres que estão passando pelo climatério — período em que ocorrem mudanças no corpo da mulher devido a sua última menstruação (a menopausa) — mas a indicação desse tratamento depende de muitos fatores.

Precisa-se analisar todo o contexto do paciente, sua rotina e suas necessidades.

Antes de recomendar a utilização de hormônios, é necessário que o médico faça uma análise integral dessa mulher e dos seus hábitos de vida. Além disso, o acompanhamento dessa hormonização precisa ser feito de perto para reduzir ao máximo o risco de efeitos colaterais e potencializar o seu benefício.

A reposição de hormônios mais utilizada no climatério, é a de estrogênio e progesterona, justamente os componentes que param de ser produzidos pelo corpo da mulher quando acaba o seu período fértil, após a última menstruação. A utilização de hormônios é indicada porque diminui os sintomas da menopausa e pode contribuir para retardar o envelhecimento.

Já para os homens, o hormônio mais utilizado é a testosterona, uma das responsáveis pela libido (desejo sexual). A baixa de hormônios é percebida por cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos e 50% dos que chegam aos 80.

Para descobrir a queda na produção de hormônios são solicitados exames laboratoriais e, quando indicado, o tratamento pode ser realizado com gel, adesivos cutâneos ou injeções, dependendo da necessidade e urgência de cada paciente. A reposição pode ser de hormônios naturais, sintéticos ou bioidênticos. Aqui na Longevidade Personalizada damos preferência pela utilização de hormônios Bioidênticos, respeitando sempre a vontade do paciente.

SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

A menopausa e a andropausa podem ou não ser consideradas um problema para quem está passando por elas. Isso porque a queda na produção dos hormônios sexuais afeta de forma diferente cada indivíduo.

Para as pessoas que estão vivendo esse período de forma turbulenta, a solução pode estar na reposição hormonal, sempre acompanhada por um especialista. Veja alguns benefícios trazidos com a hormonização realizada de forma efetiva:

  • Diminui as chances de problemas cardíacos;
  • Previne a osteoporose;
  • Contribui para o término das ondas de calor, vertigem, palpitação e sudorese causadas pelo fim da produção de estrogênio e progesterona;
  • Diminui a sensação de irritação e a propensão à depressão;
  • Ajuda a controlar a incontinência urinária;
  • Diminui a facilidade de contrair infecções vaginais;
  • Impede o ressecamento vaginal;
  • Ajuda na manutenção da pele jovem;
  • Reduz a transformação de massa magra em gordura corporal;
  • Colabora na melhora da libido.

BENEFÍCIOS

A reposição hormonal ameniza as mudanças no corpo ocasionadas pela diminuição drástica de produção de hormônios. Além de aliviar sintomas da menopausa e andropausa, ela também pode ajudar a prevenir doenças, como as cardiovasculares e a osteoporose, por exemplo.

As mudanças mais visíveis com relação à reposição hormonal nas mulheres que estão no período do climatério é a estabilidade do humor e a diminuição de problemas com o sono, que são comuns nessa fase da vida.

É importante ressaltar que a reposição hormonal pode tornar a vida muito mais prazerosa para quem tem uma baixa inesperada na produção de hormônios específicos, mas é imprescindível o acompanhamento médico durante este tratamento.

PARA QUEM É ESSE TRATAMENTO?

Qualquer pessoa que perceba uma mudança fisiológica ou no seu comportamento e que se identifique com os sintomas descritos acima pode buscar uma ajuda profissional para entender e encarar da melhor maneira possível essa etapa de sua vida. Normalmente busca-se a reposição hormonal após os 40 anos, mas, uma vez identificada falha na produção dos hormônios, não há contraindicação para que o tratamento comece antes.

AGENDE SUA CONSULTA

Na Clínica Longevidade Personalizada tratamos a individualidade de cada paciente, aqui a sua saúde será tratada de forma global, analisaremos todos os benefícios e efeitos colaterais que cada tratamento pode trazer com base na sua genética e seu metabolismo.

Agende uma consulta e comece a tratar a sua saúde com a responsabilidade e o cuidado que ela merece!

Envie uma mensagem no WhatsApp
Enviar mensagem