Reposição Hormonal (TRH)

Realizamos Terapia de Reposição Hormonal para pacientes com indicação médica.

Os hormônios desempenham as mais variadas funções no nosso organismo. Você sabia que cansaço excessivo, estresse e falta de libido podem sinalizar a desregulação das suas taxas hormonais? Isso vale para homens e mulheres e o diagnóstico precisa ser feito por um médico.

Outras situações que podem estar ligadas à queda na produção de hormônios são queda de cabelo, aparecimento de acne na fase adulta, dificuldade de concentração, muita vontade ou dificuldade de urinar, dentre outros.

Todos os sintomas precisam ser analisados cuidadosamente e em consonância com a história clínica do paciente para que a abordagem terapêutica seja feita da melhor forma possível.

A reposição hormonal, caso indicada, precisa ser feita com acompanhamento médico. O profissional, por sua vez, é obrigado a analisar periodicamente diversos fatores clínicos e exames laboratoriais para conduzir o tratamento de maneira adequada e evitar a supervalorização da necessidade de repor os hormônios.
Aqui na Longevidade Personalizada todos os seus sintomas são levados em consideração para a definição da necessidade ou não de reposição hormonal. Além disso, seus anseios, pensamentos e objetivos são sempre observados a fim de lhe proporcionar um tratamento personalizado e exclusivo.

SOBRE O TRATAMENTO

A Terapia de Reposição Hormonal geralmente é prescrita para mulheres que estão passando pelo climatério — período em que ocorrem mudanças no corpo da mulher devido a sua última menstruação (a menopausa) —, mas a real necessidade de indicação dessa terapêutica depende de muitos fatores.

A reposição de hormônios mais utilizada no climatério é a de estrogênio e progesterona (substâncias que param de ser produzidos pelo corpo da mulher quando acaba o seu período fértil, após a última menstruação). Nos casos específicos, a utilização de hormônios é indicada porque visa diminuir os diversos sintomas da menopausa e pode contribuir para redução do risco de doença coronariana, osteoporose e até mesmo aumento da expectativa de vida. (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27716751/)

Já para os homens, o hormônio mais utilizado é a testosterona, uma das responsáveis pela libido (desejo sexual). Embora não haja idade certa para ocorrer, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a diminuição da produção do hormônio masculino está presente em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos, chegando a 50%, ou mais, dos homens com 80 anos, (https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-reposicao-hormonal-masculina/).

A Clínica Longevidade Personalizada acredita na necessidade de personalizar cada tratamento. Para isso acontecer, é preciso analisar todo o contexto do paciente, sua rotina e suas necessidades.

Antes de recomendar a utilização de hormônios, é preciso que o médico faça uma análise integral da saúde do indivíduo e dos seus hábitos de vida, o que é feito através de uma consulta médica aprofundada, sempre associada aos resultados dos exames laboratoriais e complementares do paciente.

Quando indicado, o tratamento pode ser realizado com gel, adesivos cutâneos ou injeções, dependendo da necessidade e urgência de cada paciente. A reposição pode ser através de hormônios naturais, sintéticos, recombinantes ou bioidênticos. 

Aqui, na Longevidade Personalizada, damos preferência pela utilização de hormônios Bioidênticos, substâncias hormonais que possuem a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios sintetizados pelo corpo humano. Mas, antes da prescrição, tudo é analisado com cautela, respeitando a individualidade metabólica e as preferências de cada paciente.

Havendo real indicação para o tratamento, o acompanhamento da hormonização é feito periodicamente pelo médico e de forma detalhada, sempre próximo do paciente, para potencializar os efeitos desejados e tentar reduzir ao máximo o risco de efeitos colaterais para o indivíduo.

BENEFÍCIOS

Havendo indicação médica e sendo feita de forma adequada, a reposição hormonal pode:

  • Diminuir as chances de problemas cardíacos;
  • Prevenir a osteoporose;
  • Contribuir para o término das ondas de calor, vertigem, palpitação e sudorese causadas pelo fim da produção de estrogênio;
  • Diminuir a sensação de irritação e a propensão à depressão;
  • Ajudar a controlar a incontinência urinária;
  • Diminuir a frequência de infecções vaginais;
  • Reduzir o ressecamento vaginal;
  • Ajudar na manutenção da pele jovem;
  • Reduzir a transformação de massa magra em gordura corporal;
  • Colaborar no aumento da libido.

Como descrito, além de aliviar sintomas da menopausa e andropausa, a reposição hormonal pode ajudar a prevenir doenças como as cardiovasculares e a osteoporose, por exemplo. Também pode amenizar mudanças no comportamento observadas pela diminuição drástica de produção de hormônios (como instabilidade do humor e insônia).

Inúmeros são os benefícios que podem ser proporcionados pela reposição, mas para que isso aconteça é preciso analisar a real necessidade do tratamento e que o acompanhamento médico seja feito de forma adequada. 

PARA QUEM É ESSE TRATAMENTO?

Qualquer pessoa que perceba mudanças fisiológicas ou no seu comportamento e que se identifique com os sintomas descritos acima pode buscar ajuda profissional para entender e encarar da melhor maneira possível essa etapa de sua vida. 

É comum que a reposição hormonal aconteça após os 40 anos para as mulheres, mas pode ocorrer a partir dos 35 anos, quando chamamos de menopausa precoce. Uma vez identificada falha na produção dos hormônios, não há contraindicação para que o tratamento comece antes (ressalvadas contraindicações individuais, como cânceres).

AGENDE SUA CONSULTA

Na Clínica Longevidade Personalizada observamos a individualidade de cada paciente. 

Aqui a sua saúde será tratada de forma global. Analisamos todos os benefícios e efeitos colaterais que cada tratamento pode trazer com base em sua história clínica, seus exames laboratoriais e seus hábitos de vida.

Agende uma consulta e comece a tratar a sua saúde com a responsabilidade e o cuidado que ela merece!

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Voltar
WhatsApp