SOBRE O TRATAMENTO
A Reposição de Micronutrientes deve ser individualizada conforme suas necessidades, que são avaliadas através de diversos exames. A reposição deve ser, obrigatoriamente, prescrita por um médico.
A deficiência de nutrientes pode estar presente em quadros clínicos diversos, como síndrome da fadiga crônica, enxaqueca, obesidade, fibromialgia, doenças auto-imunes, entre outras.
BENEFÍCIOS
Estudos comprovam que, a cada 3 pessoas, 1 tem algum tipo de deficiência de micronutriente (disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4866329/). Esta deficiência, por sua vez, pode afetar a capacidade do organismo de desempenhar funções vitais, como a produção energética e o bom funcionamento dos órgãos e sistemas.
A Reposição de Micronutrientes (que podem ser repostos por via endovenosa ou intramuscular) possibilita a obtenção de níveis de micronutrientes improváveis de ser alcançados em forma de medicamentos orais para algumas pessoas. Isso porque quando oralmente ministradas, as vitaminas dependem da eficácia do organismo para absorvê-las.
Alguns pacientes apresentam redução da capacidade de absorção e consequentemente respondem com maior eficiência e rapidez com este tipo de abordagem. Neste público encontram-se as pessoas que realizaram cirurgias para a retirada de alguma parte do aparelho digestivo (cirurgias bariátricas e tumores, por exemplo) ou pessoas com doenças que causam déficit absortivo (doenças inflamatórias intestinais e doença celíaca).
PARA QUEM É ESSE TRATAMENTO?
Todas as pessoas que apresentam deficiência de algum nutriente e/ou micronutriente podem se beneficiar com a reposição através de reposição de micronutrientes.
Esta terapia tem especial indicação para pacientes que perderam a capacidade de absorção devido a fatores genéticos, anatômicos ou funcionais. Disfunções intestinais que causam disbiose e síndrome do intestino hiperpermeável (do inglês, leaky gut syndrome), por exemplo, podem culminar na dificuldade de absorção de nutrientes.
Enfim, existem diversas disfunções do aparelho digestivo que podem resultar na redução absortiva de micronutrientes da dieta, ou até mesmo na ineficácia da suplementação oral dos mesmos.
O tratamento endovenoso é indicado como alternativa, também, àquelas pessoas que têm dificuldade para manter o tratamento das deficiências através da reposição oral, seja por não tolerar a deglutição das cápsulas ou por dificuldade de manter a rotina diária de ingestão delas. Além disso, a reposição de micronutrientes (parenteral) pode ser indicada para pessoas que, em razão do seu quadro clínico, necessitam que a reposição seja feita de forma mais rápida.
A deficiência dos níveis de ferro, por exemplo, pode justificar a necessidade de rápida reposição em razão da importância deste mineral para o funcionamento do organismo. Dentre os sintomas que podem sugerir a insuficiência está a fadiga, tão frequente nos dias atuais (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29626044/). Em contrapartida, a reposição oral pode estar relacionada a uma série de efeitos colaterais, como constipação intestinal, fezes pretas, náuseas, entre outros.
Diante de um cenário como esse (havendo efetiva necessidade da reposição deste micronutriente e a existência de efeitos colaterais em desfavor do indivíduo), a reposição de micronutrientes se torna um aliado importante que pode proporcionar a melhora clínica, com conforto, do paciente.
AGENDE SUA CONSULTA
Nosso objetivo aqui na Longevidade Personalizada é fazer um atendimento integral de todos pacientes, contribuindo para que tenham uma vida mais longa e saudável.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre os nossos tratamentos, entre em contato com a gente, será uma honra atendê-lo.