Você sabe a diferença entre vegetarianismo e veganismo? Pessoas vegetarianas são aquelas que escolhem, por diferentes motivos, não consumir carne. Já o veganismo é um movimento de defesa do direito dos animais, por isso os adeptos a esse movimento não consomem carne nem qualquer produto, alimentício ou não, que derive da exploração animal.
Neste cenário, vários pacientes perguntam como ser vegano ou vegetariano afeta a saúde do ser humano. Ter uma dieta restritiva como essas faz mal ou bem para o organismo? É possível, mesmo em uma dieta vegana, consumir todos os nutrientes de que o corpo humano precisa? Essas são algumas dúvidas recorrentes com relação às dietas veganas e vegetarianas.
Se você está pensando em adotar essa dieta restritiva ou se já é vegano ou vegetariano, é necessário estar atento à eventual necessidade de reposição de micro e macro nutrientes. A Clínica Longevidade Personalizada tem um programa de acompanhamento especial para você.
SOBRE O TRATAMENTO
Conforme uma pesquisa do Instituto Ibope publicada em 2018, 14% dos brasileiros levam a vida com uma dieta vegana ou vegetariana (vide https://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/14-da-populacao-se-declara-vegetariana/). Isso significa que, no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas não comem carne animal e uma porcentagem delas (veganos) não consomem nenhum produto de origem animal, isso inclui ovos, leite e laticínios, mel, etc.
Por um lado, a dieta vegana pode fazer muito bem para a saúde. Pessoas que tem uma alimentação sem produtos de origem animal costumam ter baixo nível de colesterol e tendem a consumir menos açúcar. Mas, ao mesmo tempo, tendem a desenvolver deficiência de alguns micronutrientes, como vitamina B12, ácido fólico, cálcio e ferro.
Normalmente, essa baixa ingestão de nutrientes não é percebida de imediato, no início de uma dieta restritiva. Isso porque o organismo costuma manter uma reserva de todos os nutrientes que precisamos, o que pode fazer com que a defasagem seja notada somente meses ou anos após o início da dieta.
Na abordagem terapêutica proposta pela Clínica Longevidade Personalizada, os hábitos de vida, não só os alimentares, são analisados em conjunto com a história clínica e exames laboratoriais do paciente.
Constatada alguma deficiência, são propostas mudanças, sempre em conjunto com o paciente, respeitando a individualidade metabólica e preferências de cada um.
BENEFÍCIOS
Os micronutrientes, também chamados de oligoelementos, estão associados às mais diversas funções no nosso organismo. As duas principais classes de micronutrientes são as vitaminas e os minerais.
Dentre os minerais, o cálcio, por exemplo, está relacionado com a formação de ossos e dentes. O ferro, como componente indispensável para síntese da hemoglobina, molécula que garante a oxigenação das células e tecidos. O magnésio, por sua vez, é utilizado como cofator enzimático em dezenas de reações químicas no nosso corpo.
Outro grupo de micronutrientes com as mais diversas funções e de vital importância para o bom funcionamento do nosso organismo são as vitaminas.
Dentre as várias funções da vitamina A por exemplo, podemos citar sua importância na manutenção dos tecidos epiteliais e conjuntivos (pele e olhos por exemplo). A vitamina K é indispensável no processo de coagulação, e a vitamina C é requerida na síntese do colágeno e na atuação do sistema imunológico.
Perceba como tudo se relaciona e a imprescindibilidade dos nutrientes para o funcionamento do complexo sistema que é o nosso organismo.
Diante disso, suprida eventual insuficiência, os benefícios sentidos pelo indivíduo podem variar entre o fortalecimento de ossos, dentes, melhora do aspecto da pele, aumento da disposição do paciente, dentre outros.
PARA QUEM É ESSE TRATAMENTO?
Cada dia que passa as pessoas estão ficando mais conscientes de seus atos e optando por manter uma alimentação sem produtos de origem animal. Por este mesmo motivo o acompanhamento para pessoas veganas ou vegetarianas pode iniciar muito cedo, garantindo assim uma vida completa, de corpo e de mente.
A quantidade de nutrientes está associada diretamente ao funcionamento do organismo, razão pela qual manter um controle metabólico periódico é indispensável para a saúde de todas as pessoas. Indivíduos que têm uma alimentação restritiva, principalmente, podem precisar de atenção especial com relação à eventual necessidade de reposição desses micronutrientes.
AGENDE SEU TRATAMENTO
Se você é vegano, vegetariano ou tem alguma outra restrição alimentar, é importante fazer um acompanhamento periódico da quantidade de nutrientes presentes no seu corpo.
Se você está pensando em aderir a uma dieta restritiva, venha conversar com a gente para planejarmos a melhor forma de suprir a sua necessidade de vitaminas, minerais, antioxidantes, aminoácidos e demais nutrientes de que o seu organismo precisa.
Viva bem! Mantenha os seus ideais e preserve sua saúde!