Categorias: Futuro

A nova medicina

O avanço e proliferação do conhecimento científico prometem transformar a medicina, como indicam os novos métodos de abordagem da saúde. Nos países desenvolvidos é uma realidade a tendência de substituir o paradigma tradicional de tratamento reativo pela adoção de uma medicina personalizada, voltada à promoção da saúde do indivíduo.

A ideia dessa nova abordagem é que o paciente abandone a passividade. O sujeito é convocado a tomar as rédeas da própria vida e assumir a responsabilidade pelo seu bem estar, físico, mental e social. Tudo isso, com o acompanhamento de um médico que não mais aguarda passivamente um mal para curar, mas que orienta seu paciente preventivamente, com base nos mais modernos e seguros métodos de diagnóstico e tratamento. Essa é a Medicina Personalizada.

Essa abordagem de promoção de saúde e antecipação de riscos envolve conscientização para mudança de hábitos, orientação funcional e prescrição terapêutica diversificada. A prescrição abrange suplementos nutricionais; vitaminas; minerais; herbais, passa por reequilíbrio hormonal e eventualmente utiliza de medicações alopáticas, indicadas caso a caso dependendo da singularidade de cada indivíduo. Tudo voltado à melhora na qualidade de vida e à neutralização de potenciais agravos à saúde.

Verdade que não existe tratamento genérico para a infinita diversidade de realidades genéticas e metabólicas que cada um de nós representa. Por isso o tratamento é personalizado e baseado em análise comportamental, histórico pessoal e familiar, em exame clinico detalhado e em grande quantidade de exames complementares. Tudo isso à luz de estudos acadêmicos avançados sobre a interação de nosso corpo com fatores alimentares, ambientais, socioculturais e bioquímicos.

Dessa complexidade de elementos decorre a necessidade de o profissional dedicado a essa abordagem integrativa possuir elevadíssimo conhecimento técnico. Por se tratar de abordagem muito nova, sequer reconhecida em alguns países, há tanta curiosidade quanto há desconfiança. Natural, portanto, que surjam aproveitadores desqualificados e críticas infundadas. Contudo, se oferecida com base em conhecimentos científicos já consolidados por profissionais credenciados pelas entidades médicas e acadêmicas de referência, esta nova medicina pode propiciar inegável melhora à sua saúde. O melhor tratamento para as doenças sempre foi e para sempre será a prevenção!

Dr. Victor Paviani

Compartilhe
Publicado por
Dr. Victor Paviani

Posts recentes

Saiba como o anticoncepcional influencia no desejo feminino

Na década de 1960, a primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado e tornou possível uma…

3 anos atrás

Saiba como o anticoncepcional influencia no desejo feminino

Na década de 1960, a primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado e tornou possível uma…

3 anos atrás

Saiba como reconhecer a falta de nutrientes no seu corpo

Para evitar a falta de nutrientes no corpo, nada é mais importante que o conhecimento…

3 anos atrás

Coronavírus e imunidade: entenda o perigo e como prevenir

Se você está minimamente antenado nos noticiários nacionais e globais, com certeza já se preocupou…

3 anos atrás

Genética e doenças: saiba como descobrir e utilizar o mapeamento genético a seu favor

Apesar de a predisposição genética ser um fator chave para o desenvolvimento de algumas doenças,…

3 anos atrás

Entenda porque comer de 3 em 3 horas pode não ser uma boa ideia

O corpo humano é uma máquina muito inteligente e a fome é um recurso que…

3 anos atrás