Emagrecimento

JEJUM INTERMITENTE E EMAGRECIMENTO

Embora o jejum intermitente possa parecer desafiador no início, muitas pessoas relatam que se adaptam facilmente à prática depois de algumas semanas e notam uma perda significativa de peso.

O que é o Jejum Intermitente?

O jejum intermitente é uma prática alimentar que tem se tornado cada vez mais popular como uma estratégia para a perda de peso. A ideia é simples: em vez de comer várias pequenas refeições ao longo do dia, você restringe sua alimentação a um período específico de tempo e jejua pelo restante do dia, o que, em tese, gera o emagrecimento.

Como funciona o Jejum Intermitente?

Existem vários métodos de jejum intermitente, mas os mais comuns são o método 16/8 e o método 5:2.

No método 16/8, você restringe sua alimentação a uma janela de 8 horas do dia e jejua pelas 16 horas restantes. Por exemplo, você pode optar por comer somente entre às 12h e às 20h e jejuar pelo restante do dia. Já no método 5:2, você come normalmente por 5 dias da semana e restringe sua ingestão calórica a 500-600 calorias por dia nos outros dois dias.

No que toca à primeira opção de jejum (comer somente entre às 12h e às 20h) é importante ressaltar um detalhe: diversos estudos clínicos recentes têm evidenciado o aumento de risco de diabetes mellitus nas pessoas que realizam o jejum matinal (referências abaixo).  Diante disso, nós ratificamos o que já temos mencionado nos últimos anos e aconselhamos, para aqueles pacientes que querem praticar o jejum e possuem resistência insulínica e/ou com aumento de risco de diabetes mellitus, que façam o jejum vespertino e/ou noturno.

Embora o jejum intermitente possa parecer desafiador no início, muitas pessoas relatam que se adaptam facilmente à prática depois de algumas semanas e notam um emagrecimento significativo. Isso ocorre porque o jejum intermitente ajuda a reduzir a ingestão calórica total, fazendo com que você consuma menos calorias do que se estivesse comendo regularmente ao longo do dia.

Quais são os benefícios do Jejum Intermitente?

Além de indicado para o emagrecimento, o jejum intermitente tem sido associado a outros benefícios para a saúde, como a melhora da sensibilidade à insulina, a redução da inflamação e a diminuição do risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

É importante lembrar que o jejum intermitente não é uma solução mágica para a perda de peso e que os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, emagrecimento sustentável é emagrecimento saudável. É crucial garantir que você esteja recebendo nutrientes suficientes durante as horas em que está se alimentando e não compensar o jejum comendo em excesso durante as janelas de alimentação.

Se você está pensando em experimentar o jejum intermitente para emagrecer, é sempre recomendável conversar com um profissional de saúde para garantir que a prática seja segura e adequada às suas necessidades individuais. 

Então, considero que o jejum intermitente pode ser uma estratégia eficaz para a perda de peso e melhoria da saúde. No entanto, é importante lembrar que a prática deve ser realizada com cuidado e acompanhamento profissional para garantir que seja segura e saudável a longo prazo.

Referências:

Teong XT, Liu K, Vincent AD, Bensalem J, Liu B, Hattersley KJ, Zhao L, Feinle-Bisset C, Sargeant TJ, Wittert GA, Hutchison AT, Heilbronn LK. Intermittent fasting plus early time-restricted eating versus calorie restriction and standard care in adults at risk of type 2 diabetes: a randomized controlled trial. Nat Med. 2023 Apr 6. doi: 10.1038/s41591-023-02287-7. Epub ahead of print. PMID: 37024596.

Kwak J, Jang KA, Kim HR, Kang MS, Lee KW, Shin D. Identifying the Associations of Nightly Fasting Duration and Meal Timing with Type 2 Diabetes Mellitus Using Data from the 2016-2020 Korea National Health and Nutrition Survey. Nutrients. 2023 Mar 13;15(6):1385. doi: 10.3390/nu15061385. PMID: 36986116; PMCID: PMC10057513.

Ballon A, Neuenschwander M, Schlesinger S. Breakfast Skipping Is Associated with Increased Risk of Type 2 Diabetes among Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis of Prospective Cohort Studies. J Nutr. 2019 Jan 1;149(1):106-113. doi: 10.1093/jn/nxy194. PMID: 30418612.

Miyamura K, Nawa N, Isumi A, Doi S, Ochi M, Fujiwara T. Association between skipping breakfast and prediabetes among adolescence in Japan: Results from A-CHILD study. Front Endocrinol (Lausanne). 2023 Feb 22;14:1051592. doi: 10.3389/fendo.2023.1051592. PMID: 36909337; PMCID: PMC9992887.

Dr. Victor Paviani

Posts recentes

O que é a Medicina com Abordagem Integrativa?

Vivemos em um mundo em permanente evolução, com descobertas relacionadas à saúde e às doenças…

9 meses atrás

Saiba como o anticoncepcional influencia no desejo feminino

Na década de 1960, a primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado e tornou possível uma…

4 anos atrás

Saiba como o anticoncepcional influencia no desejo feminino

Na década de 1960, a primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado e tornou possível uma…

4 anos atrás

Saiba como reconhecer a falta de nutrientes no seu corpo

Para evitar a falta de nutrientes no corpo, nada é mais importante que o conhecimento…

4 anos atrás

Coronavírus e imunidade: entenda o perigo e como prevenir

Se você está minimamente antenado nos noticiários nacionais e globais, com certeza já se preocupou…

4 anos atrás

Genética e doenças: saiba como descobrir e utilizar o mapeamento genético a seu favor

Apesar de a predisposição genética ser um fator chave para o desenvolvimento de algumas doenças,…

4 anos atrás