Categorias: Longevidade

Clínica de emagrecimento: tratamento personalizado para emagrecer de forma saudável

Muitas pessoas passam a vida inteira pulando de dieta em dieta buscando emagrecer definitivamente. Mas emagrecer de forma saudável requer rotina, atenção ao corpo e à mente e depende de fatores extra determinação, como metabolismo, desbalanços hormonais, disfunções mitocondriais, insuficiência de nutrientes, entre outros.

Se você é uma das pessoas que já tentou de tudo para emagrecer e não teve os resultados desejados, conheça uma nova forma de pensar o emagrecimento, através da medicina personalizada. 

Conheça o tratamento de emagrecimento personalizado para emagrecer

Muitas clínicas de emagrecimento prometem ajudar a emagrecer de forma saudável, mas recomendam o mesmo tratamento para centenas de pessoas todos os meses. Isso não parece certo, não é?!

Aqui na Clínica Longevidade Personalizada, acreditamos que cada tratamento deve ser único, pensado exclusivamente para cada indivíduo, e com o emagrecimento não seria diferente. O que propomos é a análise de várias frentes além da reeducação alimentar e da prática de exercícios físicos, tradicionais recomendações para a perda de peso.

Algumas pessoas têm muita dificuldade de emagrecer, por exemplo, porque sofrem de desbalanços hormonais, têm resistência à leptina, insulínica ou alterações neuroquímicas, entre outras.

São inúmeros os fatores que precisam ser levados em consideração na hora de pensar a dieta perfeita. Através de exames laboratoriais e anamnese, estudamos quais são os nutrientes absorvidos pelo corpo com maior facilidade e os fatores metabólicos que podem estar dificultando o emagrecimento. 

Pensar o tratamento para o emagrecimento individualizado é imprescindível para o sucesso dessa empreitada, unindo conhecimentos da medicina, nutrição, educação física e até mesmo psicologia.

Prática de exercício físico ajuda a emagrecer?

Compreendendo o estilo de vida e toda a estrutura genética de cada indivíduo, a indicação da prática de exercícios físicos não poderia ficar de fora. Cada pessoa tem interesse por diferentes exercícios físicos, algumas pessoas gostam de fazer musculação, outras de correr ao ar livre e tem gente que prefere dançar ou praticar um esporte coletivo como futebol ou voleibol. Não importa qual é a sua atividade física favorita, o fundamental é garantir uma frequência. 

Em termos gerais, é indicado que uma pessoa faça exercício físico pelo menos três vezes na semana, com uma duração entre 45 minutos e 1h15. Se durante a rotina da semana for possível praticar atividade cinco vezes por semana ou mais, melhor ainda. Mas a duração do exercício deve ser a mesma.

É importante lembrar que além do emagrecimento, a atividade física contínua traz benefícios como a redução da pressão arterial, das taxas de triglicérides no sangue e dos riscos de desenvolver diabetes tipo 2, além de melhor o desempenho em habilidades cognitivas, diminuir as chances de doenças como depressão e ansiedade.

Mas quando o assunto é emagrecimento, uma reclamação recorrente é: faço exercício físico regularmente e não emagreço. Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition este ano, revelou que há uma explicação bastante simples para que isso ocorra. 

Boa parte das pessoas, ao iniciar a prática de exercícios físicos acabam gastando mais energia, sentem mais fome e comem mais. Assim, todas as calorias gastas na atividade física acabam sendo ingeridas novamente. Por isso, para garantir a eficiência da prática de atividade física para o emagrecimento, é imprescindível que a ela venha acompanhada de uma reeducação alimentar.

Reeducação alimentar

A principal diferença entre uma dieta milagrosa e uma reeducação alimentar é que apostando na segunda as chances de voltar a engordar diminuem drasticamente. Isso porque uma reeducação alimentar, como o próprio nome já diz, não busca ser uma atitude passageira que leva ao emagrecimento e chega ao fim.

A reeducação alimentar busca trazer um novo olhar para os alimentos e para a forma de consumi-los. Diferente do que muitas pessoas pensam, a reeducação alimentar não busca a privação de determinados alimentos, mas a conscientização sobre o consumo deles.

É possível se alimentar de forma saudável comendo de tudo. A não ser que se tenha uma dieta restritiva por conta de intolerância, muito comum com relação à lactose e glúten, ou por uma questão ideológica como o vegetarianismo e o veganismo, a privação de determinadas famílias de alimentos são é recomendada.

Cada caso é um caso para emagrecer

Você sabia que a desregulação hormonal e até a sua genética podem estar contribuindo para a dificuldade de emagrecer? Até mesmo em pessoas que praticam exercícios físicos com frequência e costumam ter uma alimentação balanceada podem sofrer com o acúmulo de gordura por questões não tão simples de ver. Até mesmo a  insuficiência de vitamina D no organismo pode ser uma causa da dificuldade de emagrecimento.

Para descobrir os fatores que estão contribuindo para essa dificuldade os exames laboratoriais são imprescindíveis. Por esse e outros motivos, o acompanhamento médico na hora da busca pelo emagrecimento é muito importante. 

Questões sobre o emagrecimento para lembrar:

  • O emagrecimento não é linear (algumas semanas você vai perder mais peso que em outras e isso é perfeitamente normal);
  • A sua dificuldade em emagrecer pode estar relacionada à uma doença crônica (procure um médico!);
  • O exercício físico sozinho não vai resolver o problema do sobrepeso, mas ele auxilia na prevenção de diversas doenças e ajuda, sim, no tratamento da obesidade;
  • A reeducação alimentar leva mais tempo, mas é para toda a vida.

Você está com dificuldade de emagrecer, já tentou de tudo e nada resolveu? Então venha conhecer o método da nova medicina, uma medicina personalizada, com tratamentos pensados individualmente para cada pessoa. 

Agende uma visita na Clínica Longevidade Personalizada e vamos bater um papo sobre seus hábitos de vida, sua alimentação e como podemos tornar seu dia a dia mais produtivo e sua saúde melhor. 

Dr. Victor Paviani

Posts recentes

Saiba como o anticoncepcional influencia no desejo feminino

Na década de 1960, a primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado e tornou possível uma…

1 ano atrás

Saiba como o anticoncepcional influencia no desejo feminino

Na década de 1960, a primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado e tornou possível uma…

1 ano atrás

Saiba como reconhecer a falta de nutrientes no seu corpo

Para evitar a falta de nutrientes no corpo, nada é mais importante que o conhecimento…

1 ano atrás

Coronavírus e imunidade: entenda o perigo e como prevenir

Se você está minimamente antenado nos noticiários nacionais e globais, com certeza já se preocupou…

1 ano atrás

Genética e doenças: saiba como descobrir e utilizar o mapeamento genético a seu favor

Apesar de a predisposição genética ser um fator chave para o desenvolvimento de algumas doenças,…

1 ano atrás

Entenda porque comer de 3 em 3 horas pode não ser uma boa ideia

O corpo humano é uma máquina muito inteligente e a fome é um recurso que…

1 ano atrás