Categorias: Alimentação

Saiba quando comer alimentos light e diet

Os alimentos light e diet estão nas prateleiras dos mercados e fazem bastante sucesso nas residências brasileiras. Só entre os anos 2000 e 2010 as vendas desses produtos aumentaram 800% no país. Mas você sabe qual é a diferença entre os dois tipos de produtos e o benefício real deles? 

Atualmente no Brasil, mais de metade da população tem sobrepeso ou é obesa. Como já falamos em outros momentos, isso é reflexo principalmente de um fraco planejamento alimentar, com a ingestão de muitos produtos industrializados e da falta de exercícios físicos. 

Tendo consciência disso, é importante fazer mudanças alimentares, mas comer alimentos light e diet são uma boa opção? Os alimentos diet e light são produtos industrializados pensados para públicos específicos. Conheça um pouco mais sobre esses dois tipos de produtos: 

Alimentos diet (dieta)

Os alimentos dietéticos são indicados para pessoas com restrições a alimentos com açúcar, gorduras e outros nutrientes. Isso porque eles são isentos de ingrediente como açúcar, sal ou gordura na composição.

Geralmente, a indicação para esse tipo de alimentos é feita para pessoas que descobrem serem portadoras de diabetes ou hipertensão, por exemplo, mas desejam continuar tendo uma alimentação parecida com a que tinham antes do diagnóstico, podendo substituir os produtos pela versão diet, muitas vezes sem precisar mudar a marca de preferência.

A grande questão dos alimentos dietéticos é garantir que mesmo as pessoas com alguma restrição alimentar possam consumir produtos como refrigerantes, doces e shakes. 

Alimentos light (leve)

Por sua vez, os alimentos light são vendidos como produtos que auxiliam no emagrecimento. A diferença dos alimentos light para os comuns é que eles têm uma redução de pelo menos 25% de um componente específico como sódio ou açúcar. Mas a redução desse componente, não necessariamente vai gerar também uma diminuição de calorias. 

De qualquer forma, vale lembrar que ficar atento somente à quantidade calórica dos alimentos não garante uma refeição saudável ou que emagreça de verdade. Antes de consumir um produto, é importante verificar a tabela nutricional, para garantir o baixo teor de gorduras (especialmente a gordura trans), açúcares e sódio. 

Alimentos light e diet ajudam a emagrecer?

Quando surgiram os produtos light no mercado, as pessoas foram levadas a acreditar que os problemas de saúde relacionados à obesidade e ao sobrepeso desapareceriam.

Entretanto, a verdade é que o consumo desse tipo de alimento pode acabar, inclusive, aumentando o sobrepeso. Isso porque ao comer alimentos sabidamente menos calóricos, as pessoas podem ter um alívio psicológico e acabar comendo mais do que comeria do mesmo produto em versão comum.

Quando se trata de alimentação, é importante lembrar que os produtos industrializados nunca serão aliados para o emagrecimento. Ao planejar uma alimentação saudável, o indicado é que se consuma o máximo possível de produtos naturais. 

Como emagrecer definitivamente?

Para emagrecer de verdade e definitivamente, é necessário fazer mudanças de hábitos. Isso significa não apenas substituir os produtos pela sua versão light ou diet, mas transformar a alimentação, investindo em produtos mais naturais. Um dos segredos é não se deixar levar por produtos que duram meses e meses na sua dispensa.

Para ter uma vida mais saudável em busca da longevidade, é necessário levar a sua saúde alimentar a sério. Alimentos light e diet não são milagrosos e o consumo deles deve ser moderado tanto quanto qualquer outro industrializado. 

Algumas recomendações para emagrecer são: beba muita água, pratique atividades físicas, durma bem e coma alimentos naturais e somente o necessário, sem exageros. Se você considera que está fazendo tudo isso na sua rotina e ainda assim não consegue emagrecer, considere entrar em contato com um profissional.

Algumas vezes a dificuldade de emagrecer está relacionada a problemas hormonais, metabólicos, entre outros, que podem ser resolvidos facilmente após uma análise médica. Em Joinville, a Clínica Longevidade Personalizada fica na rua Expedicionário Holz, 550, sala 1701. Venha conhecer nosso espaço ou ligue para o número (47) 3001-0321 e agende uma consulta.

Dr. Victor Paviani

Posts recentes

Saiba como o anticoncepcional influencia no desejo feminino

Na década de 1960, a primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado e tornou possível uma…

1 ano atrás

Saiba como o anticoncepcional influencia no desejo feminino

Na década de 1960, a primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado e tornou possível uma…

1 ano atrás

Saiba como reconhecer a falta de nutrientes no seu corpo

Para evitar a falta de nutrientes no corpo, nada é mais importante que o conhecimento…

1 ano atrás

Coronavírus e imunidade: entenda o perigo e como prevenir

Se você está minimamente antenado nos noticiários nacionais e globais, com certeza já se preocupou…

1 ano atrás

Genética e doenças: saiba como descobrir e utilizar o mapeamento genético a seu favor

Apesar de a predisposição genética ser um fator chave para o desenvolvimento de algumas doenças,…

1 ano atrás

Entenda porque comer de 3 em 3 horas pode não ser uma boa ideia

O corpo humano é uma máquina muito inteligente e a fome é um recurso que…

1 ano atrás